Grupo tem 20 integrantes entre crianças, adolescentes e adultos

Com o intuito de promover e valorizar a cultura da Cidade da Amizade, pela primeira vez a feira da 7ª Exporoca e 10ª Fecarpa contará com uma tenda cultural.

A novidade estará localizada junto à praça da alimentação em paralelo ao palco principal, onde um grande número de pessoas se concentram durante todo evento.

Conforme a presidente, Marlisa Sartori Bratti, é importante que haja essas iniciativas. “Existem pessoas que se dedicam para manter as entidades, é preciso reconhecimento. O trabalho merece ser visto não só pela comunidade, mas por quem vem de fora”, destaca.

Ao todo, cinco grupos mostrarão sua arte aos visitante. Com exceção do Metamorfose Multishow, o CTG Tropeiros da Amizade, Grupo Bandoneóns ao vivo, Coral Municipal de Roca Sales e Grupo de Dança Alemã Freundtanzgruppe sobem ao palco duas vezes entre os três dias de festa.

Confira os horários:

Sexta-feira (09/03)

17h – Coral Municipal de Roca Sales

19h- CTG Tropeiros da Amizade

 

Sábado (10/03)

11h- Grupo de Dança Alemã Freundtanzgruppe

13h-  Grupo Bandoneóns ao vivo

19h- Grupo Bandoneóns ao vivo

 

Domongo (11/03)

11h- Grupo de Dança Alemã Freundtanzgruppe

14h- Metamorfose Multishow

16h- CTG Tropeiros da Amizade

 

Segunda Marlisa, os grupos estavam se apresentando fora da cidade. Percebeu-se então a necessidade de trazê-los para a feira, “porque muita gente se quer conhece o grupo Bandoneóns, por exemplo”. Além disso, essa mostra visa atrair o interesse das pessoas em participar. “Hoje o CTG tem muita dificuldade de conseguir integrantes para dançar”, relata.

Na sua quarta edição, o Metamorfose Multishow mais uma vez pretende encantar o público através do canto e da dança. Para esta Exporoca e Fecarpa, o grupo, composto por 20 integrantes entre crianças, adolescentes e adultos, busca, através de clássicos e músicas atuais, expressar a arte e a cultura.

Conforme Leocardia Stapenhorst, integrante do Metamorfose, é essencial estar presente na feira, pois é o evento mais importante do município. “Não teremos apenas uma visibilidade da comunidade daqui, mas sim da região. É uma vitrine bem legal para o nosso grupo”, destaca.

Com relação ao público, o grupo, que já existe há nove anos, espera conquistar novos expectadores. “Nossa expectativa é de que as pessoas que já nos acompanham estejam presentes para nos prestigiar novamente. No entanto, esperamos que novos expectadores se tornem futuros admiradores”, almeja.

Peça teatral

Na sexta-feira, dia 9 de março, às 14h, os alunos das escolas de Roca Sales sobem ao palco para encenar a peça teatral “Viagem a Cidade da Amizade”.  Vinte e cinco estudantes estarão envolvidos, para contar a história do município.

A parte artístico-cultural da ExpoRoca 2018 conta com o financiamento do Pró – Cultura RS da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e tem entrada gratuita em todas as atrações.

 

Artesãos apostam em ornamentos para a Páscoa 

Pintura em tela, patchwork e bordados estarão expostos no espaço do artesanato

Logo na entrada da feira haverá um espaço dedicado para o artesanato. Pintura em tela, patchwork, artesanato em madeira, bordados entre outros estarão sendo expostos por cerca de 20 artesãos rocasalenses.

A aposta desta edição é em enfeites voltado para a Páscoa. Outro diferencial, é que os preços serão especiais para quem comprar no evento.

Para Marlisa, a feira pode gerar uma renda extra a esses expositores. “O artesanato é caro. Em reuniões conversamos muito com relação a isso. Sugerimos variar no preço dos objetos, de forma que atraia os visitantes. E, também, que se aproveite da Páscoa e se façam trabalhos voltados para a data, com certeza aumentará as vendas”, almeja.

Nair Olinda Zimmer estará pela primeira vez na feira e seu maior objetivo é mostrar o trabalho que desenvolve desde os 10 anos de idade. “É uma grande oportunidade. Estou muito feliz por ver que o município está incentivando e valorizando o nosso trabalho”, ressalta.

A prioridade no evento é a ornamentação para a Páscoa, mas o patchwork, bonecos, crochê, bordado e alguns objetos em decopagem (vidro, madeira e lata) feitos pela artesã poderão ser conferidos e adquiridos.

O espaço do artesanato estará aberto durante os três dias do evento.

 

Texto: Assessoria de Comunicação

Foto grupo: Arquivo/Metamorfose Multishow

Foto artesanato: Reprodução/Google

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *